As cores de ca

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Solar Impulse 2, uma ótima jornada!




Avião movido a energia solar


RETORNO DAS POSTAGENS...

Voltando as atividades do blog, desculpem-me pela ausência de postagens, tive uns imprevistos em relação a estudos, e tive que resolve-los.

Vídeo para animar:


SOLAR IMPULSE!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Impulso Solar - em inglês Solar Impulse - é projeto de avião solar de longo alcance atualmente estudado na Escola Politécnica Federal de Lausana, a EPFL. O projeto é promovido por Bertrand Piccard, e visa uma volta ao mundo utilizando-se somente energia solar. A aeronave deverá ter somente um lugar, ser capaz de navegar autonomamente, de modo a manter o navegante a bordo durante dias. Se a eficiência das baterias tornar possível reduzir o peso, poderá ser criado um modelo de dois lugares, para tornar a façanha volta ao mundo menos difícil.

Algumas informações sobre a aeronave!
Tipo / MissãoAeronave experimental movido aenergia solar
País de origem Suíça
FabricanteSolar Impulse
Período de produção2006-2013
Quantidade produzida2 unidade(s)
Primeiro voo em3 de dezembro de 2009 (6 anos)
Tripulação1


SOLAR IMPULSE 2:


Solar Impulse 2avião movido a energia solar, chegou à Nova York nas primeiras horas da manhã de sábado e desembarcou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy após quatro horas e 41 minutos de voo da Pensilvânia .”Recebemos respostas muito positivas e animadoras durante a nossa viagem através dos Estados Unidos porque é um país de pioneiros e exploradores “, disse Bertrand Piccard , co- fundador do projeto.
Solar Impulse 2 inicialmente começou a sua viagem ao redor do mundo em março 2015, decolando de Abu Dhabi e fazendo paradas em Omã, Índia, Myanmar, China e Japão antes de voar para o Havaí. A bateria do avião foi danificado durante a sua viagem, obrigando os pilotos a suspenderem sua viagem até abril, quando Piccard decolou do Havaí para uma viagem de três dias para o continente. Desde sua chegada na Califórnia, Piccard e Borschberg pilotaram o avião com apenas quatro paradas antes de chegar em Nova Iorque.
O que tudo indica é que o avião continuará a sua viagem ao redor do mundo, voando sobre o Oceano Atlântico ao Norte da África ou na Europa antes de retornar para Abu Dhabi.
Algumas fotos do voo sobre a estatua da liberdade!


Voo Solar impulse 2, estatua da liberdade




Solar impulse 2 em atividade

Conclusão:
São novas alternativas para o avanço da aviação, visando uma fonte de energia sustentável, deve-se relacionar mais sustentabilidade e a aviação, e portanto, Solar impulse 2, dar uma volta ao mundo utilizando energia solar, é um grande passo, é uma ótima jornada sustentável. 


sábado, 19 de março de 2016

Coletânea de cenas interessantes da aviação! VORTEX/VORTÍCE

Esteira de turbulência



Um vórtice é um fenômeno encontrado na natureza ou produzido artificialmente em um fluido, aerodinâmica! Nos aviões, o vortex é acompanhado do arrasto induzido, e o vórtice formado gira sempre no sentido da fuselagem da aeronave, é bem presente na "esteira de turbulência"  (...) segue abaixo a coletânea de cenas! bem interessante, a aviação é linda!







#FZ981 Boeing 737-800 da FlyDubai, queda durante o pouso.

Avião da Flydubai
Boeing 737-800 Da FlyDubai

Acabei de acordar, e vi as notícias, não boas, infelizmente. Um Boeing 737-800 da companhia aérea FlyDubai, com 62 pessoas a bordo (55 passageiros e 7 tripulantes), sem sobreviventes. Eu fico pesado, só de pensar, como houve esse acidente? por que ocorreu esse acidente? se eu concordo que a aviação é tão segura, então, por que acontece? 
Informações preliminares, indicam que, o avião caiu na segunda tentativa de pouso, após arremeter a primeira, e ter feito uma nova aproximação no aeroporto de Rostov-on-Don (ROV) na Rússia. Já que não houve uma boa visibilidade da pista, afim de prosseguir para pouso, por que, então, o comandante seguiu com o procedimento? por que não arremeteu e alternou? 
Informações meteorológicas locais, indicam que o FZ981 enfrentou neblina, chuva fortes, e ventos de até 40 km/h... Eu fico me perguntando, será que houve windshear? 
O Acidente ocorreu durante a segunda tentativa de pouso, a asa tocou o chão, e o avião foi se desintegrando, a uma velocidade bem alta. A Área dos destroços é de 1,5 km. 
Bom, o que se tem nesse post, são especulações, questionamentos, teorias, e isso só vamos conferir com as autoridades competentes, a caixa preta já foi recuperada. 
Mas por ora, ficam os questionamentos, será que o avião estava com combustível insuficiente para realizar uma nova aproximação? Por que não alternou? foi falha humana? isso só iremos descobrir no relatório final...As condições meteorológicas do aeroporto estavam próximas dos mínimos? Essas perguntas, foram os meus principais questionamentos.. e não é que as coisas podem mudar em 1 minuto? A Vida é bastante passageira. (...)
A Flydubai prometeu uma investigação rápida, e mais logo, teremos mais informações, e esse post será atualizado.. 

#FZ981 - Fatos:

  • As condições meteorológicas eram adversas, neblina, ventos fortes de até 40 km/h, além de chuva, a visibilidade era baixa.
  • O Avião já havia arremetido, o acidente aconteceu na segunda aproximação, chocando-se com a pista
  • Não foi relatado problemas no avião com a torre de controle/ Ausência de chamada de emergência/ Mayday
  • As Caixas pretas já foram recuperadas.
  • A Área dos destroços na pista, é de 1,5 km.
  • Foi registrado um vídeo do momento, em que o avião choca-se com a pista. 

Área dos destroços
Área dos destroços
                                           
Momento da queda captado em vídeo durante o pouso.
Vídeo, momento da queda durante o pouso.

Flydubai no FR24/ FlightAware
FlyDubai, voo visto em um aplicativo de rastreamento de voo





No vídeo, parece que o avião foi inclinado contra o solo, se assemelhando a um míssil, e eu achei bem semelhante com a queda do Tartastan Airlines Flight 363 em 2013... 
Enfim, com mais informações. irei atualizar esse post.





segunda-feira, 14 de março de 2016

Aviões #2 - Paulistinha CAP-4




Olá a todos os aviadores, entusiastas da aviação, e estudantes! 
No post de hoje, irei falar sobre um avião bem conhecido pelos aeroclubes do brasil, na categoria de aviões para aprender a pilotar, está ele, um avião de grande sucesso! O Paulistinha CAP-4 é um monomotor de asa alta fabricado pela Companhia Aeronáutica Paulista, e entra na categoria de treinamento, tendo formado diversas gerações de pilotos pelo país, e de diversos catrapos também  kkkk!
Sua asa, semi-cantiléver, de madeira revestida em tela, e a fuselagem em tubos de aço, além da sua aparência, conquistou muitos estudantes da aviação, Seu trem de pouso é fixo, convencional. Tem acomodação para dois pilotos, e como já foi dito, é usado amplamente para treinamento/instrução, junto com o aeroboero, e o consagrado cessna! 
Foi utilizado também, pela FAB, entre 1959 e 1967
É uma aeronave dócil, bem simples de pilotar, possui um valor bem acessível de sua hora de voo, porém é utilizado mais para voos VFR, e possui uma fragilidade! cuidado com o catrapo em comando!
Seus instrumentos são básicos, listados abaixo:
Tacometro, velocimetro, bussóla magnética, indicadores de temperatura e pressão (oléo)
Altímetro
superfícies primárias: dois manches convencionais de barra, ailerons, profundor, dois pares de pedais, e leme
superfícies secundarias, compensador de profundor

Alguns dados desse avião:

Peso máximo de decolagem: 660 kgPeso básico vazio: 434 kg
Comprimento: 6,76m
Envergadura: 10,76m
Altura: 2,08M
Velocidade máxima: 220 km/h - 119 knots
Velocidade de cruzeiro: 137 km/h - 74 knots
Alcançe: 263km
Se a janela for aberta em voo, causa  variação significativa na indicação de velocidade e altitude.
E uma curiosidade desse modelo, é que a sua tomada estática, fica dentro da cabine.

Algumas fotos, do Paulistinha CAP-4 do Aeroclube de maringá!

Cockpit basicão!




Alguns vídeos:

Arremetida do paulistinha no Aeroclube de Santa catarina!


Aviação, O que é para você?



Aviação. o que é para você? O Que é um sonho pra você? O Quanto é mensurável um sonho? Esse vídeo propaganda da Turkish Airlines, representa todo esse "ideal". 
Imagens valem mais do que palavras, vídeo abaixo:


domingo, 13 de março de 2016

Vídeo Motivacional #2

Bom galera, postando aqui mais uma vez um belo vídeo motivacional sobre a aviação, acredito que todos que tenham esse sonho, sabem reconhecer um bom vídeo inspirador sobre a aviação.
O Vídeo de hoje, é aviação, entre sonhos e realidades.. Do canal do youtube, Norte verdadeiro!
Um ótimo vídeo, e lembre-se, siga em frente ao seu sonho, sua vocação! para os escolhidos, você é destinado a voar!


Termos Aeronáuticos #1: MAYDAY e PAN PAN

E ai galera, tudo na boa? começando mais um quadro de postagens, Termos aeronáuticos, explicarei os conceitos aqui semanalmente, quando possível.
Um dos termos mais idealizados em uma emergência, no senso comum, é O May Day, utilizado da seguinte forma: Mayday Mayday Mayday Callsign
Exemplo aleatório: Um avião Cessna 152, de registro, PR-IUL "Mayday Mayday Mayday Papa Romeo India Uniform Lima  - Ou Mayday Mayday Mayday Cessna India Uniform Lima

Exemplo aleatorio 2: Um avião comercial:  "Mayday Mayday Mayday GOL1536"

E ainda há um outro termo, pouco conhecido pela maior parte das pessoas, o PAN PAN PAN.

Mayday e Pan Pan, são relacionados com o conceito de emergência/urgência.

Mayday Mayday Mayday: "Do frânces, venha me socorrer" é um chamado utilizado na radiofonia quando há uma emergência a bordo, e representa um perigo imediato, é uma mensagem que exige prioridade no serviço de trafego aéreo, afim de se organizar as alternativas para pouso, no comum, é quando a situação está complicada e o comandante tem que manter a calma e pousar o avião no local mais próximo.

Pan Pan Pan: "originado da palavra Pane" É uma chamada que informa ao controle de trafego aéreo em que há um problema existente no avião, que não representa perigo imediato de vida para a tripulação, O chamado do pan-pan informa a serviços de emergência e outros veículos do local que um problema seguro existe, é diferente de declarar emergência (Mayday)
Mas na prática, os dois conceitos são muito confundidos 
Para quem se interessar em ler, a fraseologia padrão diante uma emergência, deixo um link do arquivo do cenipa a respeito disso.

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/divop/arquivos/DIVOP_002_2014.pdf

E para complementar, ouça o áudio do comandante da GOL LINHAS ÁEREAS, declarando "PAN PAN" após perder um motor depois da decolagem, reparem na tranquilidade, no profissionalismo! as falhas são treinadas em simuladores, e na hora de um acontecimento como esse, sai natural, a aviação é mesmo incrível.


Comandante GOL1231 : PAN PAN PAN! Gol 1231 vai manter nível uno zero zero, com perda de motor.
TORRE DE CONTROLE: Confirme voo 1231, declara emergência?
Comandante GOL1231: Emergência não. Declara PAN PAN PAN, vai manter uno zero zero, com perda de motor.
TORRE DE CONTROLE: Ciente. Confirma as intenções?
Comandante GOL1231: Confirma.
TORRE DE CONTROLE: A intenção é manter o nível de voo uno zero zero, e prossegue direto Guarulhos?
Comandante GOL1231: Não, negativo. A gente vai retornar pra Maringá.



domingo, 6 de março de 2016

[VÍDEO] Passagem baixa sobre a pista





É Emocionante quando vemos uma passagem baixa sobre a pista, aquele rasante é espetacular, e ele é feito seja por questão do comandante, ou uma questão séria, como uma emergência no trem de pouso, ou a pedido do ATC, ou até mesmo celebrações. Nesse vídeo abaixo, vemos o Boeing 737-800 da Aerolineas Argentinas, realizando uma passagem baixa sobre a pista do Aeroparque Jorge Newbery, que serve Buenos Aires. No vídeo, podemos observar a indicação correta do glide, nas luzes próximas a pista, o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão)

Na Argentina isso é bem comum, e essa passagem baixa é realizada quando chega novas aeronaves, celebrações, ou um ultimo voo de um comandante. No caso desse vídeo, que foi filmado em 2012, por uma GoPro, o que vemos é a chegada de um novo avião Boeing 737-800 de prefixo, LV-CXT, a frota da aerolineas argentinas,. No Brasil, a celebração é o "jato de água" o banho :D
Resumindo, nos dois vídeos abaixo, vemos a passagem baixa, e o pouso do LV-CXT com a recepção dos bombeiros. :D







Tupolev Tu-204 decolagem com contrails




Sabemos que os Aviões no ar enquanto se movem em variáveis ​​de altura e no meio ambiente soltam ar quente do motor, dependendo do ambiente (umidade, temperatura, etc.) a uma certa altura na parte de trás, é visto deixando um rastro.Chamamos-lhe na linguagem da aviação  "contrail". Assim, "fuga de condensação" em palavras abreviadas. Podemos compartilhar o vídeo porque é interessante, estamos acostumados a ver esses rastros a quilômetros de altitude. O Vídeo foi feito em 2013, a uma temperatura de  -45 graus Celsius em Yakutsk, uma cidade da Rússia é uma aeronave do tipo Tupolev-204 de carga. 

Segue o vídeo abaixo:




sábado, 5 de março de 2016

[FS9/FSX] Textura TAM 2016 - Airbus A320 CFM/IAE WILCO



Textura da TAM Para Airbus A320 da Wilco. 


Aviões #1 - CONCORDE




Começando esse novo quadro de postagens, toda semana irei postar informações e dados sobre um avião, e hoje, é o mítico CONCORDE, queria mesmo que hoje em dia, existisse outra aeronave comercial supersônica, atualmente, fizeram projetos, mas nada que "saísse" do papel... Um dos grandes empecilhos encontrados para a utilização de uma aeronave supersônica, é o ruido e a poluição causada ao meio ambiente..

Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros - 1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido sua grande altitude de voo. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. A aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra, e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos
O Concorde tinha tanta potência que em apenas 30 segundos, já estava na sua velocidade de decolagem
A 9 mil metros, o concorde voava em velocidade subsônica, (mach 0.93), depois ele acelerava para a velocidade transônica, entre mach 1 e mach 1.6, logo após isso, a barreira do som é rompida e ele atinge mach 2, voando a mais de 2 mil km/, nessa fase, o concorde já está em grande altitude, entre 16 e 18 mil metros de altura, na Estratosfera. Somente a British Airways e a Air France utilizaram o concorde em rotas comerciais.
Seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003

Origem: Inglaterra/França
Produzido: 1965-1979
Comprimento: 62,10m
Envergadura: 25,56m
Altura: 11,40m
Peso da aeronave:  78,7 toneladas
Peso máximo de decolagem/pouso: 185/111 toneladas
Motored: 4x Rolls Royce Olympus
Capacidade de combustivel: 119 Mil litros
Velocidade de cruzeiro: Mach 2.02 (2115 km/h)
Velocidade Máxima: mach 2.2 (2.330 km/h)
Altitude de cruzeiro: 18 km (62 mil pés)
Pista mínima para decolagem: 2,9 km
Passageiros: 92 a 120
Alcance: 7250 km
Primeiro voo: 1969
Entregues: 14

Fotos desse avião mítico!



















 


Pousos do concorde:





Como funcionam os aplicativos de rastreamento de voos?







Hoje em dia é bem comum as pessoas se interessarem em rastrear voos, monitorar voos, acompanhar em tempo real, em uma tela bem semelhante a um radar, há diversos aplicativos que fazem esse monitoramento, como por exemplo, o flightradar24 e flightAware. Mas uma grande dúvida que as pessoas podem ter, como esse aplicativo consegue rastrear o voo em tempo real? É por satélite? Todos os aviões aparecem no aplicativo? Essa posição da aeronave no aplicativo é a posição exata? 

Os serviços de flight tracking (rastreamento de voos) como o flightradar24 e flightAware, não são operados por satélites, como é de se esperar. Eles funcionam devido a uma tecnologia chamada ADS-B - Sistema Automático de Transmissão e Vigilância Auxiliar (também conhecido pela sigla ADS-B do inglês Automatic Dependent Surveillance-Broadcast ) é um serviço de radio fusão de transmissão de dados. Em outras palavras, é um sistema automático de envio de informações sobre o voo. Nessa parte, as pessoas perguntam, então é igual ao transponder??? Negativo comando, eu diria que é semelhante, mas com suas diferenças. O Transponder só responde a onda de rádio, se for interrogado, no caso, por um sistema de radar do controle de trafego aéreo, Já o ADS-B, ele envia constantemente as informações para os "receptores" no solo, informações como o modelo de avião, o registro, a altitude, a velocidade (em ground speed) vertical speed, latitude, longitude, sua posição, a área do receptor, no caso, a cobertura de radar, e o transponder. Essas informações são transmitidas a cada dois minutos para o banco de dados do Flightradar24 / FlightAware. O ADS-B envia as informações constantemente, por ser um protocolo de entrada e saída de informação, a entrada é a "captura" pelo receptor em solo, e a saída é os dados do voo, que nós vemos no celular/computador. 
Muitos desses serviços de rastreio de voo, funcionam como uma rede social, se você quiser ajudar na eficiência do aplicativo, você compra um receptor, instala em sua casa, e transmite dados para o aplicativo, ajudando na cobertura do serviço, e em uma maior exatidão dos dados. Não são todos aviões que aparecem no aplicativo, os aviões necessitam de ter a tecnologia ADS-B a bordo, não é todo dia que vemos um aeroboero no Flightradar24, não é??? :)  
Essa posição da aeronave, dependendo da área de cobertura, pode ser bem exata, um exemplo disso, é que nos grandes centros urbanos, os dados são mais confiáveis do que em uma área afastada, por que, o aplicativo depende das pessoas com receptores. Essas pessoas, compram o receptor, e fazem um acordo com a empresa, conseguindo um serviço premium. Resumindo, quanto mais pessoas transmitindo os dados do avião equipado com ADS-B, mais exatidão nas informações. 

E como vemos um avião fazendo rotas oceânicas?? quem transmite os dados? 
Devido ter poucos receptores, e o limite da área de cobertura não cobre o mar, o s dados do aplicativo não ficam bem exatos, e devido a isso, o próprio aplicativo tem um algoritmo que "estima"  a posição do avião no céu, cruzando o oceano, até voar sobre a costa e entrar na área de cobertura novamente, é tudo bem pensado e planejado...

E Como é o ADS-B para o controle de tráfego aéreo? 

O Controle de tráfego aéreo utiliza o "ADS-B Out" que transmite periodicamente informações sobre cada aeronave, tais como identificação, posição, altitude e velocidade, por meio de um transmissor a bordo. ADS-B Out fornece aos controladores de tráfego aéreo informações em tempo real de posição que são, na maioria dos casos, mais precisas do que as informações disponíveis por sistemas atuais baseados em radar. Com informações mais precisas, ATC será capaz de posicionar e aeronave separadamente com maior precisão de tempo e espaço. É Bastante utilizado, e estima-se que em 2020, todas as aeronaves estejam operando com ADS-B a bordo.

Sem dúvidas, é um aplicativo bastante interessante para quem é entusiasta da aviação, e se você quiser utilizar, deixo o link de download abaixo:


Se alguém quiser comprar um receptor, há diversos pontos de venda pela internet, e diversos tutoriais, é uma boa escolha para quem gosta da aviação,e mora perto de uma rota. 

Imagens:
Aplicativo FlightRadar24


Receptor de sinais ADS-B



sexta-feira, 4 de março de 2016

Pouso com Vento de través - Vídeo

Imagens de um Boeing 767 em aproximação final, com vento de través, e com rajadas fortes de até 45 nós, o vídeo foi feito por um belo angulo e foi postado no youtube em 2013. A tempestade, que atravessou o Reino Unido em 5 de dezembro de 201 , foram aproximações difíceis com  o vento cruzado,com rajadas a pelo menos 45 nós. Foram filmadas mais de quatro aproximações falhadas (go around)
Esse dia foi difícil, vários dos pilotos informaram alarmes de windshear, e alguns dos aviões realmente estavam sendo jogados ao redor, filmado em uma boa resolução.
Observe os ailerons interiores debatendo na turbulência.


Aproveitando, deixo mais um vídeo aqui:


A Magia de voar esta além das palavras - FRANCIS GARY POWERS



Francis Gary Powers, ou simplesmente Gary Powers,(Jenkins17 de agosto de 1929 — Los Angeles1º de agosto de 1977) foi um capitão da Força Aérea dos Estados Unidos, ele alcançou grandes feitos em sua carreira, um ícone, um grande aviador. Abaixo, vou reproduzir um texto bem conhecido por todos os sonhadores da aviação, “A Magia de voar está além das palavras”

"A Magia de voar esta além das palavras" FRANCIS GARY POWERS
Existem dois tipos de pilotos, aqueles que levam em seu sangue a necessidade de voar, pelas mesmas razões que precisam dormir, comer ou respirar, e aqueles que o fazem apenas pela tarefa, por obrigação ou por não ter outra alternativa. Esses últimos normalmente chegam à profissão por acaso ou outra forma não planejada.Os primeiros freqüentemente tem a inquietude desde pequenos, quando viam nos aviões algo notável, místico, sublime, talvez muitos destes começaram desde pequenos a construir modelos de aeroplanos, ou acumulando fotos e pôsteres ou qualquer outra coleção com motivos aéreos. Conheciam as especificações e dados de qualquer avião com riqueza de detalhes.Quando crescem e têm a sorte de realizar seu sonho de criança, desfrutam plenamente do seu trabalho e sentem-se os homens mais sortudos do planeta.Os pilotos são uma classe à parte de humanos, eles abandonam todo o mundano para purificar seu espírito no céu, e somente voltam à terra depois de receber a comunicação do infinito.Esse grupo conhece a diferença entre voar para sobreviver e sobreviver para voar. A Aviação os ensina orgulho como também humildade e apesar de que voar é uma magia, eles caem voluntariamente vítimas de seu feitiço. Quando estão na terra, durante dias ensolarados, observam continuamente o firmamento com saudades de estar ali, durante dias chuvosos e nublados revêem os procedimentos de voo em suas mentes. O piloto sabe que o melhor simulador de vôo esta em si mesmo, em sua imaginação, em sua atitude, porque a mente do piloto esta sempre acessível a elementos novos e compreende que para voar é preciso acreditar no desconhecido.No mais, os pilotos são homens lógicos, calmos e disciplinados, que pela necessidade precisam pensar claramente, de outra maneira se arriscam a perder violentamente a vida ao sentar-se na cabine. O verdadeiro piloto não amarra seu corpo ao avião, pelo contrário, através do arnês ele amarra o avião em suas costas, em todo seu corpo. Os comandos da aeronave passam a ser uma extensão de sua personalidade, essa simples ação une o homem ao aparelho na simetria de uma só entidade, numa mistura única e indecifrável, cada vibração, cada som, cada cheiro tem sentido e o piloto os interpreta apropriadamente.Não há duvida de que o motor é o coração do avião, mais o piloto é a alma que o governa. Os pilotos não vêem seus objetos de afeição como máquinas, ao contrário, são formas vivas que respiram e possuem diferentes personalidades, em alguns momentos falam e até riem com eles.Esses seduzidos mortais percebem os aviões com uma beleza incondicional, porque nada estimula mais os sentidos de um Aviador que a forma esquisita de uma aeronave, não podem evitar, estão infectados pelo feitiço, e viverão o resto de suas vidas contemplados pela magia de sua beleza.
Para o piloto perceber um avião é como encontrar um familiar perdido, uma e outra vez.
Quando o destino trágico mostra sua inexorável presença e vidas se perdem em acidentes a essência do piloto se entristece pelo acontecido, mais não poderá evitar, talvez por infinitesimal segundo, que a sombra de seu pensamento volte aos aparelhos, e um golpe de afeição pelo amigo caído seja inevitável.
Para o Aviador o som dos pistões é uma bela sinfonia, o som de um jato a síntese da força. Aviões perigosos não existem, somente não são pilotados adequadamente, para eles os aeroportos são altares ao talento humano. Ali se realizam diariamente os desafios e os milagres frente às energias da natureza e a força da gravidade. São lugares sagrados, onde o ritual de voar se exalta e se glorifica, de onde caminhos e fronteiras se encontram e o mundo fica pequeno, nos que se chora de alegria e também de tristeza, onde nascem esperanças e sucumbem ideais, onde o som do silêncio habitam as lembranças.
No ar o piloto está em seu elemento, em sua casa, ao que pertence, é ali que ele se liberta da escravidão que o sujeitam na terra. É um dom de Deus que ele aceita com respeito e alegria. Este privilégio lhe permite escalar as prodigiosas montanhas do espaço, e alcançar dimensões no firmamento que outros mortais não alcançarão. Este presente permite apreciar a perfeição do criador e o absurdamente pequeno humano.
Permite-lhe igualmente reconhecer que ninguém há visto a montanha dali, como sua sombra do céu. Distinguir uma pessoa que deu sua alma à Aviação é fácil, em meio à multidão quando um avião passa seu olhar volta-se imediatamente ao firmamento buscando-o e não descansará até que o veja. Não importa quantas vezes haja visto o mesmo avião, é preciso vê-lo novamente, é algo inconsciente e espontâneo. Os pilotos talvez possam explorar os elementos físicos do vôo, mas descrever o que ocasiona sua existência é impossível porque explicar a magia de voar esta além das palavras.

Épico, esse texto. vive em cada piloto, a cada pouso, a cada decolagem, é mais do que sublime, basta saber a distinção entre sobreviver para voar e voar para sobreviver, isso encerra qualquer dúvida.

Decolagens simultâneas em Brasília suspensas temporariamente





Decolagens simultâneas em SBBR - Brasília suspensas temporariamente


Desde novembro de 2015, o Aeroporto Internacional de Brasília — Presidente Juscelino Kubitschek, realiza operações paralelas simultâneas, isso é, quando dois aviões poderão pousar ou decolar ao mesmo tempo, esse procedimento foi colocado em prática devido a grande quantidade do fluxo aéreo, possibilitando uma maior quantidade de pousos/decolagens por hora. Essas operações simultâneas são bem comuns em grandes aeroportos, como por exemplo, o aeroporto de Heathrow – Londres.

Porém, ultimamente tem havido alguns incidentes relacionados a decolagens simultâneas, no dia 23 de fevereiro, um beechcraft King Air, de matrícula PR-BSI, decolou simultaneamente a um super tucano da FAB, o king air, de acordo com o plano de voo, deveria realizar uma saída com curva imediata à direita, ocorrendo uma saída conflitante, possivelmente ocorrendo o resolution advisory do TCAS, e o controle de trafego aéreo corrigindo a situação. Esse caso, que ocorreu em fevereiro, o caso está sendo apurado pela aeronáutica, e é incrível como a mídia divulga as notícias, “quase choque, quase colisão, quase acidente”. Na aviação, não há o termo “quase” ,“eu acho” e outros termos que criam incertezas ou dúvidas. Todos os indivíduos que atuam nessa área sabe que a segurança é o fator que deve ser priorizado. Nesse caso, em especifico, está sendo apurado, e, no entanto, só há especulações da mídia, e o que se sabe é que o king air, descumpriu seu padrão de saída. Bom, partindo desse pressuposto, de que, tem havido incidentes com saídas conflitantes, a FAB, suspendeu temporariamente as decolagens simultâneas no Aeroporto Internacional de Brasília, devido a outro incidente recente. No dia 02 de Março, Quarta feira, houve outro incidente, envolvendo um Airbus A320 Da Avianca, de matrícula PR-OCB, e um Boeing 737-800EH da GOL, de matrícula PR-GUD, e houve outro resolution advisory (em que a imprensa insiste em chamar de quase colisão). Bom, é de certo que isso vai ser investigado, até lá, o processo de operações simultâneas está suspenso. A mídia diz que “falta preparo de pilotos” alarde sensacionalista, talvez? A Saída em que foi designada para o plano de voo, do comandante da GOL, de acordo com a carta de saída, era para seguir até o fixo KOTVU, e ao passar por KOTVU, virar a esquerda. Bom, existem casos e casos, mas de uma coisa é certa, a aviação é bastante segura, e isso, é mais um procedimento normal para qualquer piloto/comandante, se há tráfego no setor, o comandante tem que estar atento, e visual com o tráfego, para manter a separação. Isso se compara a arremeter, a mídia cria uma figura em cima disso, baseada no terror e no pânico, Lamentável. Enfim, o caso está sendo analisado, os NOTAMs foram emitidos, e modificações nos procedimentos de saída foram feitos.

Fotos:

Decolagens simultâneas da 11R/11L




NOTAMs de SBBR - Brasília.

[FS9/FSX/P3D/X-PLANE] Navigraph Cycle Airac 1603



Segue abaixo o novo ciclo airac 1603 para quem utiliza o simulador!

Download Ciclo AIRAC 1603

E para quem usa o simulador e voa offline, com avião default, existe essa outra opção de airac:

Download Airac 1603 fsx default.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...