Decolagens simultâneas em SBBR - Brasília suspensas temporariamente
Desde novembro de 2015, o Aeroporto Internacional de Brasília — Presidente Juscelino
Kubitschek, realiza operações paralelas simultâneas, isso é, quando dois
aviões poderão pousar ou decolar ao mesmo tempo, esse procedimento foi colocado
em prática devido a grande quantidade do fluxo aéreo, possibilitando uma maior
quantidade de pousos/decolagens por hora. Essas operações simultâneas são bem comuns
em grandes aeroportos, como por exemplo, o aeroporto de Heathrow – Londres.
Porém, ultimamente tem havido alguns incidentes
relacionados a decolagens simultâneas, no dia 23 de fevereiro, um beechcraft
King Air, de matrícula PR-BSI, decolou simultaneamente a um super tucano da
FAB, o king air, de acordo com o plano de voo, deveria realizar uma saída com curva
imediata à direita, ocorrendo uma saída conflitante, possivelmente ocorrendo o
resolution advisory do TCAS, e o controle de trafego aéreo corrigindo a situação.
Esse caso, que ocorreu em fevereiro, o caso está sendo apurado pela aeronáutica,
e é incrível como a mídia divulga as notícias, “quase choque, quase colisão,
quase acidente”. Na aviação, não há o termo “quase” ,“eu acho” e outros termos que criam incertezas ou dúvidas. Todos os indivíduos
que atuam nessa área sabe que a segurança é o fator que deve ser priorizado.
Nesse caso, em especifico, está sendo apurado, e, no entanto, só há
especulações da mídia, e o que se sabe é que o king air, descumpriu seu padrão
de saída. Bom, partindo desse pressuposto, de que, tem havido incidentes com saídas
conflitantes, a FAB, suspendeu temporariamente as decolagens simultâneas no Aeroporto Internacional de Brasília, devido a outro
incidente recente. No dia 02 de Março, Quarta feira, houve outro incidente,
envolvendo um Airbus A320 Da Avianca, de matrícula PR-OCB, e um Boeing
737-800EH da GOL, de matrícula PR-GUD, e houve outro resolution advisory
(em que a imprensa insiste em chamar de quase colisão). Bom, é de certo que
isso vai ser investigado, até lá, o processo de operações simultâneas está
suspenso. A mídia diz que “falta preparo de pilotos” alarde sensacionalista,
talvez? A Saída em que foi designada para o plano de voo, do comandante da GOL,
de acordo com a carta de saída, era para seguir até o fixo KOTVU, e ao passar
por KOTVU, virar a esquerda. Bom, existem casos e casos, mas de uma coisa é
certa, a aviação é bastante segura, e isso, é mais um procedimento normal para
qualquer piloto/comandante, se há tráfego no setor, o comandante tem que estar atento,
e visual com o tráfego, para manter a separação. Isso se compara a arremeter, a
mídia cria uma figura em cima disso, baseada no terror e no pânico, Lamentável.
Enfim, o caso está sendo analisado, os NOTAMs foram emitidos, e modificações
nos procedimentos de saída foram feitos.
Fotos:
Decolagens simultâneas da 11R/11L
NOTAMs de SBBR - Brasília.



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