Olá a todos os aviadores, entusiastas da aviação, e estudantes!
No post de hoje, irei falar sobre um avião bem conhecido pelos aeroclubes do brasil, na categoria de aviões para aprender a pilotar, está ele, um avião de grande sucesso! O Paulistinha CAP-4 é um monomotor de asa alta fabricado pela Companhia Aeronáutica Paulista, e entra na categoria de treinamento, tendo formado diversas gerações de pilotos pelo país,
Sua asa, semi-cantiléver, de madeira revestida em tela, e a fuselagem em tubos de aço, além da sua aparência, conquistou muitos estudantes da aviação, Seu trem de pouso é fixo, convencional. Tem acomodação para dois pilotos, e como já foi dito, é usado amplamente para treinamento/instrução, junto com o aeroboero, e o consagrado cessna!
Foi utilizado também, pela FAB, entre 1959 e 1967
É uma aeronave dócil, bem simples de pilotar, possui um valor bem acessível de sua hora de voo, porém é utilizado mais para voos VFR, e possui uma fragilidade! cuidado com o catrapo em comando!
Seus instrumentos são básicos, listados abaixo:
Tacometro, velocimetro, bussóla magnética, indicadores de temperatura e pressão (oléo)
Altímetro
superfícies primárias: dois manches convencionais de barra, ailerons, profundor, dois pares de pedais, e leme
superfícies secundarias, compensador de profundor
Alguns dados desse avião:
Peso máximo de decolagem: 660 kgPeso básico vazio: 434 kg
Comprimento: 6,76m
Envergadura: 10,76m
Altura: 2,08M
Velocidade máxima: 220 km/h - 119 knots
Velocidade de cruzeiro: 137 km/h - 74 knots
Alcançe: 263km
Se a janela for aberta em voo, causa variação significativa na indicação de velocidade e altitude.
E uma curiosidade desse modelo, é que a sua tomada estática, fica dentro da cabine.
Algumas fotos, do Paulistinha CAP-4 do Aeroclube de maringá!
Cockpit basicão!
Alguns vídeos:
Arremetida do paulistinha no Aeroclube de Santa catarina!




Nenhum comentário:
Postar um comentário